sábado, 23 de maio de 2009

A Evolução da Espécie Humana

Olá Turma,

dando continuidade aos nosos estudos sobre o desenvolvimento das sociedades humanas apresento abaixo um vídeo muito legal contando a história da evolução humana.Assista a este vídeo e registre em seu caderno as informações que o filme nos apresenta. Vamos debater em sala de aula sobre este assunto.





Além desta atividade, você deverá responder em seu caderno as questões abaixo consultando seu livro didático. Lembre-se que esta atividade tem a finalidade de revermos o conteúdo estudado,por isso, tente responder a todas as questões consultado o capítulo "As Vida dos Homens Anterior às Comunidades Primitivas".

Questão 01

Muitos detalhes acerca da origem e desenvolvimento do homem são ainda desconhecidos. Várias teorias tentam explicar a origem da vida no planeta. A questão sobre as origens do homem remete um amplo debate, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana e, implicitamente, porquê somos o único espécime dotado de características que nos diferenciam do restante dos animais.

A este respeito, apresente e descreva as principais teorias sobre a origem da vida e do ser humano.


Agora assista ao vídeo abaixo sobre o assunto tratado na questão nº 01



Questão 02

Agora vamos recordar como a evolução das sociedades primitivas. Identifique o período de duração e as principais características de cada fase do período Paleolítco, conforme apresentado abaixo:

A) Paleolítico Inferior.

B) Paleolítico Médio.

C) Paleolítico Superior.

Agora vamos nos divertir um pouquinho assistindo ao desenho abaixo:




Questão 03

O período Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida, assistiu a grandes transformações nas sociedades humanas. Apresente em forma de tópicos as principais transformações ocorridas neste período, conforme pedido abaixo:

A) Descreva as principais mudanças ocorridas na natureza e seus impactos sobre a vida no planete Terra.

B) Identifique geograficamente as regiões onde surgiram as primeiras civilizações. Identifique um ponto em comum entre estas civilizações.

C) Demonstre como os seres humanos desenvolveram novas técnicas para produzir utensílios, armas e outros instrumentos de trabalho.

D) Explique como se organizou a divisão sexual do trabalho durante o período Neolítico.


Questão 04



"Considerada a última fase do Neolítico, a Idade dos Metais marca o início da dominação dos metais por parte das primeiras sociedades sedentárias da Pré-História. No entanto, qual a importância de se ressaltar esse tipo de descoberta humana? O que podemos frisar é que a utilização dos metais foi de fundamental importância para algumas das sociedades que surgiram durante a Antigüidade." Fonte: Brasil Escola

Sobre a Idade dos Metais, responda:

A) Identifique a duração cronológica deste período. Se você não souber o significado da palavra "Cronológica", consulte o seu dicionário. Faça isso sempre que for necessário.

B) Explique como o processo de metalurgia se desenvolveu durante este período.

C) Descreva as principais transformações ocorridas nas relações sociais de poder no decorrer deste período.

D) Apresente os principais desenvolvimentos técnicos que permitiram a evolução dos meios de transporte.

E) Explique o que foi a "Revolução Urbana", ocorrida neste período.

F) Relacione o desenvolvimento da siderurgia com o avanço da técnica militar.

G) Explique como surgiu o Estado.

H) Produza um texto demonstrando a importância da invenção da escrita para o desenvolvimento das sociedades humanas. Em seu texto, idenifique também as regiões onde se deram os primeiros registros escritos. Não se esqueça de criar um título para o seu texto.

Questão 05

"O continente que hoje chamamos de América começou a ser povoado há milhares de anos. Estudiosos falam em 30.000, 50.000 ou até 60.000 anos atrás. Quanto mais retrocedemos no tempo, mais raros os vestígios. Dos povos mais antigos, os arqueólogos encontraram restos de carvão, objetos de pedra, desenhos e pinturas em cavernas e partes de esqueletos. Povos que viveram mais recentemente deixaram grandes obras: pirâmides, templos, cidades. Alguns, como os maias e os astecas, conheceram a escrita e deixaram documentos que continuam sendo estudados." Fonte: O Homem na América

Apresente as duas teorias sobre a origem do homem nas Américas.


Questão 06

Abaixo apresento a imagem de um Sambaqui. Clique sobre ela para acesar uma página que contém informações sobre este assunto. Leia e registre em seu caderno as principais informações encontradas sobre os Sambaquis.



Nenhum comentário: